quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Só Para Mulheres





Os espelhos da alma…

Desde remoto antiguidade, os olhos vêm servindo de tema para poemas, ensaios, provérbios, lendas etc. Os de Cleópatra (que os maquiava muito à maneira das modernas elegantes) eram tão célebres quanto o seu nariz e devem ter desempenhado também papel importante na mudança dos destinos da humanidade. 

A moda atual – insensata sob tantos aspectos – pelo menos com relação aos olhos, demonstra haver compreendida a importância deles para fazer sobressair a beleza do rosto. Com efeito, nunca houve tanto requinte na maquilagem dos olhos como agora. O seu formato é sublinhado e alongado por traços de lápis; o rímel, que até bem pouco tempo se limitava ao preto e ao marrom, hoje, pode ser encontrado nos mais variados matizes de verde, azul, violeta ou cinza; e um mostruário de “sombra” para as pálpebras faz lembrar uma paleta de pintou abstracionista.




Mas não é só. Recentemente, em Paris, foram lançadas “sombras” de ouro e prata para a noite. E Josephine Baker, a famosa cançonetista e dançarina café ou lait, inaugurou a moda de colocar sobre cada pálpebra uma pequenina pedra preciosa. Desta forma, qualquer uma que queira dar-se a esse trabalho (quase de ouvires), poderá exibir um olhar cintilante.

Quanto aos cílios postiços, outrora só usado por atrizes no palco ou na tela, o seu uso está espalhando-se cada vez mais, até para as horas do dia.

Para os olhos serem belos, não basta, porém, que sejam grandes, de um colorido especial ou maquilados com requinte. É preciso que neles haja algo mais. Pois, sendo “os espelhosda alma”, devem refletir doçura, compreensão, inteligência.

Em resumo, mais importante do que os olhos é – o olhar.

Nenhum comentário: